História da ASSEFIN - Primeiros Encontros Regionais - parte II
História da ASSEFIN - Primeiros Encontros Regionais - parte II
Confira as cidades participantes do 5º e 6º Encontros
1.o e 2.o Encontros Regionais - Araraquara e Bauru - 19 de novembro de 2013
Regiões começam a se mobilizar na entidade que nasce
Logo após a decisão de expandir o Fórum, tornando-o estadual, foi realizado, em 19 de novembro de 2013, dois testes de Encontros em regiões. As primeiras cidades a sediarem esses Encontros foram Bauru, na parte da manhã e Araraquara, na parte da tarde. Um modelo que, mais para frente, seria adotado por outras regiões.
Esses Encontros aconteceram sem muito custo, sendo realizados em duas ou três horas, e foram trocadas informações preciosas para fortalecer as administrações financeiras das Prefeituras ali reunidas.
Tanto em Bauru, quanto em Araraquara, a experiência foi bem-sucedida, em Bauru o Encontro teve palestras temáticas, na área tributária, já em Araraquara optou-se pelo debate entre os secretários participantes, com a troca de suas experiências em suas áreas fazendárias.
e lá, foram tiradas muitas dúvidas, e o Estado de São Paulo mostrou a sua união para melhor organizar a gestão financeira das cidades.
Primeiros participantes dos Encontros Regionais
5º Encontro - São José do Rio Preto - 11 de dezembro de 2013
Encontro faz oficinas e um workshop sobre financiamentos para modernizações
As atividades do Fórum SeFin-SP voltaram para a cidade de São José do Rio Preto em 11 de dezembro de 2013 (foto abaixo). Lá, foi apresentado o modelo Pro Fiscal, desenvolvido pela Secretaria, e também foram discutidos assuntos ligados ao Simples Nacional, Convênios com Terceiro Setor, Dívida Ativa, entre outros.
Dentre tantos temas importantes, destaque para um assunto que gerou muito interesse: o financiamento para modernização da atividade tributária ou infraestrutura dos municípios, com a presença do BNDEs e da Desenvolve-SP. Além disso, os secretários discutiram e consolidaram os Estatutos, mas sem um consenso definitivo sobre o registro da entidade e sobre a cobrança de taxas para associação ao Fórum.
Pela primeira vez o Fórun SeFin-SP adota discuções técnicas com servidores, 3 oficinas são realizadas com os temas Simples Nacional, Dúvidas e Dificuldades com os Tributos Municipais e com a Dívida Ativa e Prestação de Contas de Convênios com o Terceiro Setor.
Secretários de mais de 20 cidades reúnem-se em Rio Preto
6º Encontro - Jundiaí - 26 de março de 2014
Palestras temáticas levam quase 400 pessoas para o evento
Jundiaí contou com a ilustre presença do Desembargador José Renato Nalini no 6.o Encontro, em 26 de março de 2014 (foto de capa), ele fez considerações importantíssimas sobre as atividades e dificuldades do Tribunal de Justiça Paulista, e sugeriu que as Prefeituras aperfeiçoassem suas cobranças, sugerindo o protesto de sua dívida ativa, como um exemplo.
Nalini argumentou que não compreendia a transferência para o judiciário de uma obrigação das prefeituras, a cobrança de suas dívidas, argumentando que isso só deveria acontecer em último caso, quando todas as tentativas da recuperação do crédito fossem realizadas.
Na oportunidade os secretários realizaram a sua já costumeira reunião, sempre denominada de "Encontro", onde trocaram experiências, dentre elas, principalmente no uso dos meios de mídias eletrônicas para uma rápida comunicação entre os eles.
Repete-se, na oportunidade, a ótima experiência do Encontro anterior em Jundiaí, com a utilização de Oficinas Temáticas no Fórum SeFin-Sp, rodadas de discussões técnicas entre os servidores presentes.
Vale destacar, que o 6º Encontro ocorrido em Jundiaí, contou com mais de 31 municípios do Estado no evento: além de Jundiaí, participam as cidades de Valinhos, Mauá, São Bernardo do Campo, Santo André, Várzea Paulista, Sorocaba, Olímpia, Araçoiaba da Serra, Pitangueiras, Ituverava, Duartina, Cachoeira Paulista, Franco da Rocha, Monteiro Lobato, Ribeirão Preto, Araraquara, Rio Preto, Limeira, Pirassununga, Atibaia, Porto Ferreira, Brodowiski, São José do Rio Preto, Salto, Santa Bárbara do Oeste, Cabreúva, Jarinu, Guatapará, Cotia, Lorena, Barretos e Caieiras.
31 Secretários presentes em Jundiaí