12º SGESP proporcionou reunião da AFAMESP com fiscais e auditores tributários
12º SGESP proporcionou reunião da AFAMESP com fiscais e auditores tributários
Participaram 25 servidores públicos ligados à carreira
Autoria: Ludmila Faria
Durante o 12º SGESP, em 26 julho passado, foi realizada a primeira reunião de fiscais e auditores tributários dentro de um evento da ASSEFIN. O encontro foi promovido pela AFAMESP - Associação dos Fiscais e Auditores Tributários Municipais do Estado de São Paulo.
"O 1º Encontro de Auditores Fiscais, durante o seminário, teve como finalidade apresentar a AFAMESP aos participantes, mostrar como foi a sua criação e seus objetivos estatutários em defesa da carreira e das Administrações Tributárias Municipais, tendo em vista ser uma entidade muito nova, foi criada no ano de 2022", explicou o presidente Edelcino Vergara do Nascimento.
A reunião começou com a fala de Edelcino, que, iniciando os trabalhos, explicou a atuação da entidade, seus valores e finalidades.
Em seguida, o presidente passou a palavra aos participantes, para que fossem esclarecidas eventuais dúvidas sobre a carreira e trazidos assuntos ligados às administrações tributárias de cada município.
Segundo Edelcino, durante os relatos, foi observado que alguns participantes não conheciam a existência e a atuação da entidade. O presidente da AFAMESP disse também que "apesar da nossa carreira ser prevista na Constituição, art. 37, inciso XXII, o que se constata é uma precariedade total encontrada em alguns municípios, isso não poderia ocorrer com um carreira que é de Estado", desabafa.
Edelcino, presidente da AFAMESP, fala sobre a carreira
AFAMESP comemora reunião no SGESP
Após o evento, o Edelcino, conversou com nossa equipe e falou sobre a importância deste momento:
"Acredito ser importante a realização de eventos que abram espaço para que os Fiscais e Auditores Tributários Municipais possam participar, seja como palestrantes, seja como participantes.", disse Edelcino, que conclui: "Uma Administração Tributária Municipal estruturada e com profissionais qualificados é fundamental para a saúde dos Cofres Públicos. Uma arrecadação eficiente promove políticas públicas de qualidade aos munícipes, como também prevê a Constituição Federal, com acesso à saúde, à educação e ao transporte. Propiciando, enfim, serviços com eficiência e qualidade à população."
Ao todo, a reunião contabilizou 25 auditores e fiscais presentes, dentre filiados e não filiados. Edelcino gostou da experiência e disse que a AFAMESP já estuda a possibilidade de um novo encontro.
Continue nos acompanhando no blog e nas redes sociais.
Auditores e fiscais explicam a situação em suas administrações